Controlo de Gestão

Na grande maioria dos casos as empresas definem a sua estratégia e o respectivo plano de negócios anual. A ferramenta mais utilizada, é ao nível financeiro, sendo os orçamentos e peças produzidas pela contabilidade (Demonstração de Resultados e Balanço). É pouco habitual ver os gestores fazerem outros exercícios no sentido de tirar radiografias às suas empresas quer sejam quantitativas ou qualitativas.

O controlo de gestão é um sistema que visa avaliar o desempenho duma organização desde quatro perspectivas fundamentais sendo elas a humana, financeira, operacional e comercial. O objetivo do sistema de controlo de gestão não é policiar os colaboradores mas sim, retirar conclusões, antecipar problemas e agir em função de desvios de indicadores pré-definidos. Em suma, pretende-se assegurar a execução estratégica e a execução do negócios através da comparação de resulotados com os objetivos estabelecidos.

O sistema de controlo de gestão:

  • Permite definir objectivos;
  • Maximiza a eficiência na gestão de recursos;
  • Motiva os colaboradores e melhora o seu desempenho;
  • Minimiza os erros.

Existem diversas técnicas que permitem realizar o controlo de gestão sendo a mais conhecida o Balanced Score Card (BSC). De acordo com os objectivos estratégicos organiza-se os mesmos em quatro perspectias (financeira, clientes, processos internos e crescimento). Dentro de cada perspectiva, define-se com maior detalhe o que se pretende alcançar e elabora-se indicadores que permite verificar desvios comparativamente com a performance da empresa (leading e lagging). Assim, o gestor está capaz de antecipar problemas ou corrigir os mesmos. A utilização do BSC é sem dúvida a mais eficiente e eficaz, porém requer que o responsável pelo sistema tenha bons conhecimentos em gestão. Se não domina o BSC poderá utilizar outras técnicas tais como:

  • Observações pessoais;
  • Relatórios financeiros;
  • Controlo orçamental;
  • Análise de rácios;
  • Benchmarketing.

Um bom sistema de controlo de gestão implica a implementação de um bom sistema de gestão da informação (Management Information System) e melhora os resultados da organização.

Não se esqueça que em gestão os problemas existem quando o resultado das ações é diferente do esperado…

Seja o primeiro a comentar on "Controlo de Gestão"

Deixe um comentário